Fisioterapia: Lombalgias / Lombociatalgias e Cervicalgias / Cervicobraquialgias

Dores na coluna são os principais motivos que levam as pessoas aos consultórios de ortopedia. Lombalgias e cervicalgias atingem mais de 80% da população mundial, mas muitas vezes suas causas não são corretamente diagnosticadas ou o tratamento é inadequado. É preciso haver colaboração principalmente do paciente, que deve tornar-se o principal responsável pela sua saúde, não negligenciando sua dor e se prontificando a  procurar ajuda profissional logo nos primeiros sintomas.

As lombalgias e cervicalgias podem transformar a vida de uma pessoa em um martírio diário. Dores constantes com limitações de atividades simples passam a fazer parte da rotina de pacientes com estes diagnósticos. Os sintomas geralmente iniciam-se lentamente e desenvolvem-se ao longo de anos, piorando cada vez mais, o que leva o paciente a acreditar que seu problema não têm cura e que eles terão que se “acostumar com a dor”’. A fisioterapia domiciliar ou em consultório, é o recurso mais utilizado para tratar dos sintomas de disfunções na coluna, sendo que, se realizada de forma correta e com responsabilidade, pode devolver a qualidade de vida perdida ao paciente.

O que é uma lombalgia ou uma cervicalgia?

Lombalgia ou cervicalgia não são doenças e sim sintomas de uma patologia de base na coluna. Lombalgia designa dores na coluna lombar e cervicalgia dores na coluna cervical. Quando a dor lombar irradia para os membros inferiores, denominamos Lombociatalgia e quando a dor cervical irradia para os membros superiores, cervicobraquialgias.

Sinais e sintomas:

A dor na coluna lombar ou cervical pode ser constante ou intermitente, variando de acordo com atividades desenvolvidas no dia a dia. Os sintomas incluem também fraqueza muscular, dormência e dificuldade para trabalhar ou dormir. Muitas vezes ainda há irradiação destes desconfortos para as pernas no caso de lombalgias ou para os braços se cervicalgia.

Causas das lombalgias ou cervicalgias:

Como são sintomas de uma doença de base na coluna, é primordial o diagnóstico correto da causa destas dores. As disfunções na coluna são extremamente variáveis e incluem má postura, desgaste articular o que incide em compressões de raízes nervosas, rigidez nas articulações intervertebrais, redução do espaço articular, fraqueza dos músculos estabilizadores da coluna o que leva a instabilidades, desvios na coluna (hiperlordose, retificações, hipercifose, escoliose), sobrecarga de trabalho, hérnias de disco, sobrepeso, exercícios repetitivos, dentre outros.

Como a fisioterapia pode ajudar:

A fisioterapia vai ajudar a corrigir e tratar a disfunção que está causando a lombalgia ou a cervicalgia. Serão desenvolvidos exercícios para melhorar a flexibilidade, força, estabilização, mobilização ou para correção da postura. O plano de tratamento vai variar de acordo com o diagnóstico principal e da fase em que o paciente se encontra (aguda ou crônica). Por isso é tão importante o acompanhamento com um bom ortopedista e que o paciente não demore para procurar pelos cuidados necessários. Sabemos que nos dias de hoje é difícil se deslocar para uma clínica de fisioterapia, além disso, muitas vezes o tratamento não é individualizado para cada caso apresentado. Por isso oferecemos o tratamento fisioterapêutico em domicílio ou consultório, em ambos, o tratamento é individualizado, sendo assim mais eficaz, menos desgastante e resolutivo para as pessoas que desejam manter a saúde em dia.

Número de sessões de fisioterapia:

O número de sessões irá variar de acordo com a fase da doença (aguda ou crônica), adaptação do paciente às mudanças de estilo de vida e frequência da fisioterapia por semana, sendo assim não é possível determinar um número exato.

Cíclica - Sexualidade Funcional

(31)9 9764-9963
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH.

Cíclica. Todos os direitos reservados.