Pilates para tratamento de dores crônicas

A dor crônica se caracteriza por uma dor constante, em uma ou várias partes do nosso corpo (coluna, quadris, joelhos, tornozelos, pescoço, ombros, cotovelos, punhos). Geralmente o início da dor é lento e piora com o decorrer do tempo e com a falta de tratamento e cuidado adequados. Em muitos casos, a dor desaparece ou alivia quando tratada, por exemplo, com fisioterapia ou medicamentos, mas retorna ao término de tal tratamento. Sendo assim o tratamento, cuidado e atenção com a dor crônica, devem ser diários e uma atividade física deve ser adotada para evitar recidivas dos sintomas.

O Pilates praticado em casa, proporciona a continuidade permanente do tratamento da dor crônica pois evita o desestímulo do indivíduo quando há a necessidade de se deslocar para um estúdio ou academia. Além da comodidade, a atenção exclusiva do profissional ao seu cliente permite uma percepção aguçada do que realmente ele necessita naquele momento.

O que é a dor crônica?

A dor crônica é o principal sintoma de uma patologia mal tratada por diversos fatores, como demora para o início do tratamento, continuidade da atividade causadora da dor, por exemplo no trabalho ou desvios posturais. Denomina-se crônica, devido o longo tempo que os sintomas se manifestam ou pelas recidivas constantes.

Dores constantes e intermitentes, em uma ou várias partes do corpo de início lento e com piora dos sintomas ao longo do tempo ou em determinadas atividades do trabalho ou vícios posturais.

Causas da dor crônica

Deficiências musculares (fraqueza ou encurtamentos), tensão muscular devido ao estresse do dia a dia, obesidade, má postura, exercícios repetitivos, falta de auto-cuidado, tendinites ou bursites, hérnias de disco, artroses, problemas circulatórios ou de retenção hídrica, entre outros.

Como o pilates pode ajudar

Por ser uma atividade prazerosa e que trabalha o corpo como um todo, o Pilates revigora o condicionamento físico, restabelecendo o controle musculoesquelético e mental do praticante. Além disso, alivia tensões e ensina ao indivíduo como lidar com sua condição em casa, no trabalho e em atividades de lazer promovendo satisfação ao realizar os exercícios.

Número de sessões do Mat Pilates

Por ser uma atividade física de diferentes graus de dificuldade, o pilates pode ser realizado continuamente, pois incentiva o indivíduo a superar seus limites e almejar sempre o perfeito equilíbrio do seu corpo.

Cíclica - Sexualidade Funcional

(31)9 9764-9963
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH.

Cíclica. Todos os direitos reservados.