– Endometriose: O que é, causas, sintomas e tratamento
Tratamento endometriose, como começar? Se você está com endometriose e procura tratamento para o seu caso, então fique tranquila, aqui é o lugar ideal!
Sabe por quê? Aqui na Meg Martins – Fisioterapia Pélvica, você terá profissionais totalmente qualificados e com a capacidade necessária e todo o suporte para você iniciar o seu tratamento. Portanto, não perca tempo, venha tratar da sua saúde conosco!
- O que é endometriose?
Home > Endometriose
A endometriose é uma doença debilitante com consequências graves na vida das mulheres.
Considerada uma doença da mulher moderna, a endometriose atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva, podendo acometer até 50% delas quando a queixa se refere à infertilidade e à dor pélvica crônica.
Estima-se que dois terços dessas mulheres apresentam algum tipo de problema sexual, sendo os mais comuns dor na relação sexual, dificuldade de orgasmo, baixo desejo sexual e baixa lubrificação.
A endometriose é caracterizada por uma doença inflamatória benigna e estrogênio-dependente, em que há presença de tecido endometrial em locais diversificados fora do útero, levando a uma resposta inflamatória crônica na pelve. Ou seja, células endometriais são responsáveis pela descamação uterina durante a menstruação pela ação hormonal, quando esse foco endometrial se instala em uma região que não deveria e sangra durante a menstruação, ocorre um processo inflamatório local.
Causas
Ainda não se sabe a causa da endometriose, mas existem cinco teorias que buscam explicar a sua etiologia:
- Teoria da menstruação retrógrada: refluxo de células do endométrio pelas trompas durante a menstruação.
- Teoria da “metaplasia celômica”: diante de estímulos hormonais, os tecidos endométrio e peritônio sofrem diferenciação celular local.
- Teoria do ducto de Müller: sob ação do estrogênio as células residuais do ducto mülleriano teriam a capacidade de se desenvolver em lesões endometriais.
- Teoria das células-tronco pluripotentes: células extrauterinas provenientes da medula óssea seriam capazes de se diferenciar em tecido endometrial.
- Teoria da metástase benigna: implantes endometriais ectópicos se disseminariam através do sistema linfático e sanguíneo, o que explica os casos raros de endometriose pulmonar e cerebral.
O diagnóstico quando há suspeita de endometriose é feito pela soma dos exames de acordo com a necessidade como: exame clínico, ultrassom endovaginal especializado, exame de imagem (ressonância magnética, tomografia computadorizada), dosagem de marcadores e quando necessário laparoscopia, laparotomia e colonoscopia.
- Agende sua
consulta agora
Preencha os campos abaixo e envie sua mensagem.
Sintomas de endometriose
Em relação aos sintomas, podemos destacar alguns:
- Cólicas menstruais intensas que pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais
- Dor pré-menstrual
- Sangramento menstrual intenso ou irregular
- Dor durante as relações sexuais
- Dor pélvica difusa ou crônica
- Sangramento ao urinar e evacuar, especialmente durante a menstruação
- Diarréia
- Fadiga crônica e exaustão
- Dificuldade para engravidar e infertilidade
Com o agravamento da doença, as dores podem se tornar acíclicas. Em outras palavras, podem ocorrer fora do ciclo menstrual.
Por fim, é importante ressaltar que a endometriose tem tratamento e se realizado de forma adequada, pode melhorar a sua qualidade de vida.
- Tratamento para endometriose
Qual o tratamento para endometriose?
A abordagem da paciente com endometriose deve ser feita preferencialmente por uma equipe multiprofissional.
Dentro desta equipe está a fisioterapia pélvica e a osteopatia com o objetivo de buscar o equilíbrio postural, relaxamento muscular, terapia comportamental, terapia manual, cinesioterapia, eletroestimulação e massagem perineal.
Essas técnicas e recursos tem o objetivo de melhorar a dor, reduzindo o ciclo “tensão-dor-tensão”, ajudar a restabelecer a função sexual, urinária e evacuatória e retornar as atividades do dia-a-dia dentro das possibilidades.
Aqui na Meg Martins – Fisioterapia Pélvica tem profissionais capacitados para te acompanhar.
Entre em contato com a gente e solicite sua consulta!
- Seu tratamento de endometriose é aqui na Meg Martins!
Fisioterapia pélvica para endometriose, como dar início? Se você deseja começar o seu tratamento para aliviar as dores e problemas da endometriose, aqui é o lugar exato!
Portanto, não fique sofrendo com as complicações da endometriose, entre em contato com a gente e inicie seu tratamento!
Meg Martins é Fisioterapeuta especializada em Saúde da Mulher com formação em Sexologia Clínica, Terapia Cognitiva Sexual, Disfunções Sexuais Femininas, Obstetrícia, Disfunções Anorretais e Miccionais, entre outros.
Horário de Funcionamento
Segunda – Sexta 07h – 20h
Sábado – Sexta 07h – 13h
Atendimento
Barro Preto/BH
e Online