– Dor Crônica

O tratamento de dores crônicas é desafiador e requer uma participação ainda mais ativa do paciente, pois suas causas nem sempre são claras, mas geralmente os incômodos se arrastam por meses ou até anos.

Outro aspecto que é importante levantar em casos de dores crônicas é a somatização dos problemas, que se assemelha a um efeito dominó: uma dor mal tratada provoca outras disfunções compensatórias e consequentemente mais dor.

O resultado é uma miscelânea de dores, desconfortos, limitações e desgaste emocional ao paciente e até a sua família.

A dor crônica não é uma doença em si. Este termo designa uma quantidade imensa de doenças, alterações de longa data e que recorrentemente causa dores.

O organismo como um todo pode apresentar dores crônicas, tanto no sistema musculoesquelético, cardíaco, urinário, reprodutor…

Para citar alguns exemplos: Lombalgias, cervicalgias, artroses, dor pélvica crônica, vulvodinia, síndrome da bexiga dolorosa, dispareunia pós câncer ginecológico, endometriose, gastrite, neurites, enxaquecas…

Mas por que o diagnóstico é tão desafiador?

Infelizmente, muitas pessoas acabam postergando a procura por tratamento por julgar que com o tempo os sintomas dolorosos vão passar. Quando procuram um médico, a doença já se encontra em um estágio mais avançado e consequentemente outras regiões do corpo já podem ter sido afetadas.

O diagnóstico não é bem recebido. O paciente acredita que vai sentir dor pelo resto da vida, que não existe tratamento, acaba se abalando muito emocionalmente e as pessoas ao seu redor nem sempre entendem o problema com empatia. 

Existe um preconceito enorme sobre a Dor crônica, os pacientes são taxados como poli queixosos, depressivos, carentes.

O tratamento para dor crônica vem ganhando espaço finalmente. Cada vez mais estudos mostram alternativas múltiplas para tratar e prevenir o agravamento das disfunções que provocam a dor crônica. 

O principal e mais importante é a adesão sincera do paciente. Ele é fundamental, pois entender o problema e se responsabilizar pela sua qualidade de vida é fundamental.

Oferecemos atendimentos específicos no tratamento da dor crônica. Após uma boa avaliação, o profissional poderá orientar o paciente qual será a melhor opção: Osteopatia e Fisioterapia pélvica e Terapias corporais integrativas, Atividades aeróbicas. Se for indicado, você também poderá ser orientado a procurar outros profissionais que complementem o tratamento.

- Agende sua
consulta agora

Preencha os campos abaixo e envie
sua mensagem.

Tratamentos para Dor Crônica

Rectangle 64

Endometriose

Você sabia que 1 a cada 10 mulheres pode apresentar endometriose? Isso mesmo, ela é mais comum do que se imagina e dependendo do grau pode ser devastadora na vida mulher, já que limita a rotina, trabalho, atividade sexual, entre outras funções e atividades. Por isso, um acompanhamento adequado e especializado se faz tão importante.

A fisioterapia pélvica tem apresentado bons resultados no controle da dor e no auxílio do reestabelecimento das funções musculares, posturais, sexuais, urinárias e evacuatórias.

Rectangle 67

Dor Pélvica Crônica

A dor pélvica crônica é um tipo de dor que acontece na região abaixo do umbigo com duração de 4 a 6 meses e pode estar relacionada a estruturas musculares, faciais, órgãos, a parede abdominal e ao trato gastrointestinal.

A fisioterapia pélvica provoca grande impacto positivo sobre o tratamento e apresenta diversos recursos disponíveis, que atuam diretamente no manejo da dor, produzindo mudanças na musculatura e no sistema nervoso central que altera o mecanismo de dor pela reeducação motora e sensitiva.

Rectangle 84

Síndrome da Bexiga Dolorosa

As pessoas com síndrome da bexiga dolorosa também conhecida como síndrome da dor vesical geralmente relatam dor ou desconforto em baixo ventre à medida que a bexiga vai enchendo de urina associado ao aumento da frequência urinária diurna e noturna com o exame de urocultura negativo e sem qualquer outra doença aparente.

Um dos tratamentos indicados é a fisioterapia pélvica, pois tem se mostrado uma grande aliada no alívio das dores e no reestabelecimento das funções urinárias, evacuatórias, sexuais e posturais.

Gostaria de mais informações? Converse com a profissional Meg Martins.

MEG MARTINS | Crefito4 -144136F:

Meg Martins é Fisioterapeuta especializada em Saúde da Mulher com formação em Sexologia Clínica, Terapia Cognitiva Sexual, Disfunções Sexuais Femininas, Obstetrícia, Disfunções Anorretais e Miccionais, entre outros.

Horário de Funcionamento

Segunda – Sexta 07h – 20h

Sábado – Sexta 07h – 13h

Atendimento

Barro Preto/BH

e Online