– Síndrome da Bexiga Dolorosa: O que é, sintomas e tratamento
Quer encontrar tratamento para síndrome da bexiga dolorosa e está com dificuldade de achar bons profissionais? Fique calma(o), aqui você terá tudo que precisa!
Além de encontrar profissionais com a qualidade necessária para iniciar o seu tratamento, aqui você terá atendimento personalizado e cuidado necessário para minimizar essas complicações.
Na Meg Martins – Fisioterapia Pélvica prezamos pela qualidade de vida de nossos clientes. Por isso, não espere mais, venha realizar o seu tratamento conosco!

Home > Síndrome da Bexiga Dolorosa
- O que é Síndrome da bexiga dolorosa?
A síndrome da bexiga dolorosa (SBD) ou síndrome da dor vesical, anteriormente conhecida pelo nome de cistite crônica intersticial, é caracterizada por gerar vários problemas irritativos na bexiga, dor acima do púbis, por pélvica e dispareunia (dor na relação sexual).
Apesar de não ter cura, tem tratamento. É mais frequente em mulheres, mas também afetam os homens.
Apresenta um comprometimento importante na qualidade de vida das mulheres, 44% ficam impossibilitadas de trabalhar, a maioria relata interferência nas atividades sociais e impacto na atividade sexual, com grande chance de evoluir para depressão.
Infelizmente, a causa da síndrome da bexiga dolorosa é incerta, pois ainda não há critérios diagnósticos precisos, já que há muita variação imprevisível de sintomas e da resposta ao tratamento.
O diagnóstico é clínico, mas pode ser necessário realizar alguns exames para direcionar o tratamento.
Atualmente os estudiosos sugerem que é uma síndrome com componentes neurais, imunes e endócrinos.
Observa-se relação com candidíase de repetição, endometriose pélvica, alergias, síndrome do intestino irritável, síndrome da fadiga crônica e fibromialgia.
A pessoa com SBD também pode apresentar vulvodinia, orquialgia (dor escrotal crônica), dor peniana, perineal e retal.
- Agende sua
consulta agora
Preencha os campos abaixo e envie sua mensagem.
Sintomas de Síndrome da bexiga dolorosa
Os sintomas gerados pela síndrome da bexiga dolorosa são variáveis e capazes de provocar na pessoa desde desconfortos até dores severas, os mais comuns são:
- Aumento da frequência urinária
- Urgência de ir ao banheiro urinar
- Algúria (dor ao urinar)
- Dor durante o enchimento da bexiga (vesical)
- Dor acima do osso púbis (baixo ventre)
- Dor pélvica
- Dispareunia (dor na relação sexual)
- Dor no escroto
- Dor no pênis
A SBD é uma doença crônica que causam grande impacto social e as vezes físicos nos pacientes, podendo apresentar episódios de agudização alternados com melhoras.
Apesar de não ter cura, existem diversas ações paliativas de efeito terapêutico (tratamentos), ajudando a diminuir os sintomas.
- Tratamento para Síndrome da bexiga dolorosa
Como funciona o tratamento para Síndrome da Bexiga dolorosa?
O tratamento da bexiga dolorosa varia de acordo com os sintomas apresentados, mas deve ser transdisciplinar.
Dentre os tratamentos encontram-se acompanhamento nutricional especializado para melhora dos hábitos alimentares e restrições na dieta, reeducação da bexiga, medicação oral, procedimentos intravesicais, estimulação elétrica, toxina botulínica, tratamento cirúrgico e hoje sendo considerado um tratamento muito promissor a fisioterapia pélvica e osteopatia.
A fisioterapia pélvica atua no alívio das tensões dos músculos do assoalho pélvico, manobras e técnicas que melhoram a dor pélvica e abdominal, na eliminação dos pontos gatilhos, diminui o tônus muscular e minimiza as cicatrizes, trazendo maior equilíbrio na região lombar e pélvica o que promove melhora dos sintomas de dor.
Ainda auxilia na reeducação da bexiga e no uso da estimulação elétrica que podem ajudar a melhorar os sintomas a longo prazo.
Síndrome da bexiga dolorosa fisioterapia, ajuda no tratamento? Sim! A fisioterapia pélvica auxilia nas queixas de dor e urinárias e apresenta bons resultados.
- Seu tratamento de síndrome da bexiga dolorosa
é aqui na Meg Martins!
Está procurando tratamento para Síndrome da Bexiga dolorosa? Você certamente já sabe que ter o auxílio de um profissional capacitado é essencial para ter um tratamento de qualidade e com bons resultados.

Aqui prezamos pela qualidade de vida e saúde de todos os nossos clientes. Por isso, estamos esperando por você!

Meg Martins é Fisioterapeuta especializada em Saúde da Mulher com formação em Sexologia Clínica, Terapia Cognitiva Sexual, Disfunções Sexuais Femininas, Obstetrícia, Disfunções Anorretais e Miccionais, entre outros.

Horário de Funcionamento
Segunda – Sexta 07h – 20h
Sábado – Sexta 07h – 13h

Atendimento
Barro Preto/BH
e Online