– Vaginismo: O que é, sintomas e tratamento

Vaginismo tratamento? Está enfrentando problemas com vaginismo e quer profissionais que possam ajudar com essa condição? Você acaba de chegar na clínica exata!

Sabe por quê? Aqui na Meg Martins – Fisioterapia Pélvica, você vai realizar seu tratamento com profissionais com a experiência e qualidade necessária.

Com a nossa equipe, você terá todo o suporte para eliminar esses problemas.
Por isso, não espere, venha cuidar da sua saúde com a gente!

vaginismo

- O que é vaginismo?

Vaginismo é caracterizado pela contração involuntária dos músculos do assoalho pélvico, gerado pelo medo e pelo desconforto, fechando o canal vaginal, impedindo que a penetração ocorra e levando à dor.

Geralmente, a dificuldade não é apenas com a tentativa da introdução do pênis, mas também com o absorvente interno, toque digital, espéculo ginecológico, entre outros.

Esta contração muscular acontece contra a vontade da mulher, ou seja, mesmo que ela queira ficar relaxada!

O diagnóstico do vaginismo é dado clinicamente, mas ainda é muito subestimado pelos médicos ginecologistas, pois eles geralmente não perguntam ou até mesmo desconhecem e para agravar, muitas mulheres têm dificuldade de falar sobre o assunto.

Com isto, muitas delas acabam descobrindo sozinhas através de pesquisas pela internet e procurando tratamentos. O problema neste caso é que podem parar em mãos de profissionais não capacitados, dificultando ainda mais a resolução desta dificuldade.

Vale ressaltar que esse problema pode acontecer com mulheres de várias faixas etárias e pode ser dividido em dois tipos principais:

  • Vaginismo Primário: ocorre quando a mulher nunca conseguiu que fosse realizada a introdução dentro do canal vaginal, seja pela penetração, por meio de exames ginecológicos, uso de absorventes íntimos ou contato íntimo.
  • Vaginismo secundário: ocorre quando a mulher conseguia anteriormente a introdução no canal vaginal e passa a não conseguir mais, desencadeado por eventos traumáticos, como abuso sexual, parto, cirurgia ou menopausa.

 

Por fim, precisamos dizer que para tratar o vaginismo e voltar a ter contato íntimo de forma prazerosa, você precisa de um tratamento adequado.

Portanto, conheça a equipe da Meg Martins – Fisioterapia Pélvica e comece a tratar da sua saúde sexual.

- Agende sua
consulta agora

Preencha os campos abaixo e envie sua mensagem.

Sintomas e Causas do vaginismo

Quais são os sintomas de vaginismo? Os sintomas mais comuns são dor, ardor, sudorese, calafrios, tremores, náusea, falta de ar, aumento da frequência cardíaca, câimbras em glúteos e pernas, impossibilidade ou dificuldade de penetração, exame Papanicolau, uso de coletor menstrual ou absorvente interno, e tensão constante na região pélvica.

O vaginismo não tem uma causa definida, geralmente está associado a problemas psicológicos que podem ter sido causados por abuso sexual, primeira relação sexual traumática, repressão familiar e religiosa na sexualidade, etc. Por isto é importante o acompanhamento psicológico, pois o profissional descobrirá a causa e a tornará consciente para mulher, facilitando o entendimento e resolução desta dificuldade. No entanto, grande parte dos casos, só a psicologia não é o suficiente, pois as tensão geradas pelo vaginismo modificam a forma como os músculos do assoalho pélvico trabalha, assim se torna importantíssimo o tratamento fisioterapêutico para ajudar esses músculos a se tornarem voluntários novamente, ou seja, que a paciente o contraia somente quando quiser.

- Tratamento para
vaginismo

Como é feito o tratamento para vaginismo?

Você sabia que a fisioterapia pélvica é considerada tratamento número 1 para problemas físicos que levam as disfunções sexuais?

Vaginismo é um deles já que a musculatura íntima durante essa condição se torna involuntária e o objetivo é deixa-la voluntária novamente.

Fisioterapia pélvica Vaginismo? Sim, é isso mesmo que você leu!

Nada melhor do que ser cuidada por profissionais que entendem de músculos íntimos especializados em saúde sexual. Vaginismo não é uma doença, a vagina é normal, ele é uma condição que pode ser revertida com o tratamento adequado.

Os exercícios da fisioterapia auxiliam no relaxamento, controle e coordenação da musculatura do assoalho pélvico e adjacências. Assim, trata os sintomas causados pelo vaginismo.

- Seu tratamento é aqui na Meg Martins!

Vaginismo tratamento? Vaginismo tem cura? O vaginismo tem cura sim, porém, é necessário seguir o tratamento com profissionais especializados. Portanto, se você deseja realizar o seu tratamento para se curar do vaginismo, entre em contato conosco!

Aqui na Meg Martins – Fisioterapia Pélvica você encontra profissionais capacitados e prontos para atendê-la.
Você não vai ficar querendo sentir dores na região genital não é mesmo? Então não espere mais. Venha cuidar da sua saúde sexual com a gente. Nós prezamos pela qualidade de vida dos nossos clientes. Te esperamos!

MEG MARTINS | Crefito4 -144136F:

Meg Martins é Fisioterapeuta especializada em Saúde da Mulher com formação em Sexologia Clínica, Terapia Cognitiva Sexual, Disfunções Sexuais Femininas, Obstetrícia, Disfunções Anorretais e Miccionais, entre outros.

Horário de Funcionamento

Segunda – Sexta 07h – 20h

Sábado – Sexta 07h – 13h

Atendimento

Barro Preto/BH

e Online