– Estenose Vaginal: O que é, sintomas e tratamento

Está procurando um profissional especializado para solucionar seus problemas de estenose vaginal? Chegou no lugar exato!

Aqui na Meg Martins – Fisioterapia Pélvica, você vai iniciar seu tratamento com profissionais com a qualidade e preparados para encontrar uma solução para o seu caso.

Com a nossa equipe de fisioterapeutas, você terá o suporte necessário para se tratar e cuidar da sua saúde sexual. Por isso, não perca tempo, entre em contato conosco e inicie a sua fisioterapia!

estenose vaginal

- O que é estenose vaginal?

A estenose vaginal é o encurtamento do tamanho da vagina com o valor inferior a 8cm de comprometimento causado pelo tratamento de radioterapia/braquiterapia após câncer ginecológico.

A irradiação leva ao acometimento da mucosa vaginal, dos pequenos vasos sanguíneos e dos tecidos conectivos, diminuindo o canal vaginal.

A atrofia tardia gera ausência de lubrificação, diminuição da espessura da mucosa vaginal e formação de aderência. Além disso, causa fibroses, que consequentemente resultam na perda da elasticidade vaginal.

A radioterapia também causa ausência ou redução da função dos ovários, que reduz a produção de estrógeno. Isso gera ainda mais intensidade em todas essas alterações. A soma da deficiência estrogênica, mais a lesão na mucosa pode levar a disfunções sexuais.

Por exemplo, a dispareunia (dor durante o intercurso sexual) e a dificuldade em realizar os exames ginecológicos, que são indispensáveis, incluindo dificuldade de lubrificação e excitação.

Os fatores que predispõe o desenvolvimento da estenose vaginal são: local da doença (colo do útero, endométrio, ovário, vulva ou vagina), estadiamento da doença, acometimento vaginal, tratamento recebido, tipo e dose da radiação e idade da paciente.

Por outro lado, os sintomas mais comuns da estenose vaginal são:

• Dor pélvica
  • Dispareunia
  • Secura vaginal
  • Hemorragia e estenose do reto
  • Dificuldade de excitação, lubrificação e orgasmo
  • Sangramento durante ou após relação sexual
  • Problemas evacuatórios (hemorragia, estenose do reto, fístula, perda de fezes ou dificuldade de evacuar).
  • Fraturas ósseas

No entanto, fique tranquila, caso você esteja passando por problema de estenose vaginal, fale conosco. A Meg Martins – Fisioterapia Pélvica conta com profissionais capacitadas para atendê-la da melhor forma e assim entender melhor o seu caso.

- Agende sua
consulta agora

Preencha os campos abaixo e envie sua mensagem.

Sintomas de estenose vaginal

E os sintomas mais comuns da estenose vaginal são:

• Dor pélvica;
  • Dispareunia;
  • Secura vaginal
  • Hemorragia e estenose do reto;
  • Dificuldade de excitação, lubrificação e orgasmo;
  • Sangramento durante ou após relação sexual;
  • Problemas urinários (cistite crônica, fístula, sangue na urina, perda de urina ou dificuldade de urinar, dor ao urinar, aumento ou redução da frequência urinária);
  • Problemas evacuatórias (hemorragia, estenose do reto, fístula, perda de fezes ou dificuldade de evacuar);
  • Fraturas ósseas.

- Tratamento para
esteneose vaginal

Estenose vaginal tem cura?

Estenose vaginal tem cura? Então, a resposta é não. No entanto, tem tratamento!

O tratamento indicado para a estenose vaginal é a fisioterapia pélvica. A fisioterapia para estenose vaginal tem como objetivo manter a função sexual e facilitar o exame ginecológico para que a paciente consiga fazê-lo sem dor.

Entretanto, precisamos destacar que é recomendável iniciar logo depois da radioterapia e/ou braquiterapia. Isso previne ou minimiza o fechamento do canal vaginal e melhora o alongamento e as aderências.

Por fim, vale destacar um ponto: quanto antes você iniciar o tratamento fisioterapêutico melhor será o resultado.

Se você estiver realizando radioterapia e /ou braquiterapia, converse com o seu médico sobre o início da fisioterapia pélvica.
Depois disso, entre em contato com a Meg Martins – Fisioterapia Pélvica .

- Seu tratamento para estenose vaginal
é aqui na Meg Martins!

Está com problemas de estenose vaginal e quer iniciar o seu tratamento com profissionais de qualidade? Então você já sabe que está no lugar certo, não é mesmo?
tratamento para estenose vaginal

Como falamos anteriormente, com a fisioterapia pélvica você consegue iniciar o seu tratamento para minimizar essas complicações. Portanto, entre em contato com a gente.

Aqui na Meg Martins – Fisioterapia Pélvica temos uma equipe com profissionais qualificados para te auxiliar no retorno de uma resposta sexual mais saudável.

Vai esperar o que para cuidar da sua saúde sexual? Nosso objetivo é manter você livre de dores e garantir ainda mais qualidade de vida. Por isso, esperamos por você!

MEG MARTINS | Crefito4 -144136F:

Meg Martins é Fisioterapeuta especializada em Saúde da Mulher com formação em Sexologia Clínica, Terapia Cognitiva Sexual, Disfunções Sexuais Femininas, Obstetrícia, Disfunções Anorretais e Miccionais, entre outros.

Horário de Funcionamento

Segunda – Sexta 07h – 20h