Você já ouviu falar sobre ginástica íntima e sua importância para a saúde da mulher? Trata-se de uma prática de fisioterapia na saúde da mulher que tem, como principais objetivos, exercitar, fortalecer e recuperar os músculos pélvicos da mulher, contribuindo positivamente para o bem-estar íntimo feminino.
Quando a mulher passa a praticar a ginástica íntima, ela exercita os músculos da região vaginal. Dessa forma, pode conquistar benefícios para a vida pessoal e, também, para a vida sexual.
A ginástica íntima é benéfica, ainda, para reduzir os sintomas causados pela menopausa. Da mesma forma, também pode ser importante aliada para mulheres no pré e no pós-parto.
Ficou curiosa? Veja mais!
Conteúdo desse artigo
ToggleAfinal, o que é ginástica íntima?
A ginástica íntima também é conhecida como pompoarismo e exercícios de Kegel. Este primeiro nome, inclusive, tem ganhado força entre o público feminino, principalmente por ser um importante aliado ao prazer sexual da mulher.
Primeiramente, a ginástica íntima é uma série de exercícios que fortalecem a musculatura vaginal, contribuindo para a prevenção de problemas como incontinência urinária e prolapso.
Isso porque esse tipo de prática também é um importante aliado para a manutenção de irrigação sanguínea na região, lubrificação do canal vaginal e tantos outros benefícios para uma sexualidade funcional.
Os exercícios desse tipo também podem ser benéficos para as mulheres que enfrentam problemas de endometriose, dor pélvica crônica, câncer ginecológico e outras enfermidades.
Todos esses problemas, comuns às mulheres em todas as idades, podem ser mitigados ou até mesmo eliminados a partir da prática constante de ginástica íntima.
Como surgiu a ginástica íntima feminina
Criada na Índia, a ginástica íntima, ou pompoarismo, tem origem no termo “pompoar”, que significa “sugar com a vagina”.
É uma prática difundida pelo médico norte-americano Arnold Kegel que, nos anos 40, utilizava os exercícios de musculatura pélvica para combater a incontinência urinária e demais queixas íntimas femininas, como é o caso da estenosa vaginal.
Com o passar dos anos e aplicações, foi descoberto que a ginástica íntima também poderia ser utilizada para aumentar o prazer feminino, uma vez que facilita orgasmos, proporciona sensações de prazer e aumenta a fricção no ato sexual.
Atualmente, a ginástica íntima pode ser praticada a partir de exercícios de contração e relaxamento, em diversas posições, que contribuem para o controle perineal.
Principais benefícios da ginástica íntima para a saúde da mulher
Podemos elencar, como principais benefícios da ginástica íntima para a saúde da mulher:
- Preparação para o pós-parto;
- Preparação para a gestação;
- Redução da cólica durante o período menstrual;
- Diminuição dos sintomas provocados pela menopausa e aproximação da melhor idade;
- Aumento da lubrificação e libido;
- Prevenção e redução de incontinência urinária;
- Combate à flacidez vaginal;
- Tratamento da anorgasmia.
Redução dos sintomas causados pela menopausa
Um dos principais benefícios da ginástica íntima é a redução dos sintomas causados pela menopausa.
Isso ocorre porque, ao exercitar a região perineal, a região pélvica da mulher fica mais ativa. Aliás, isso contribui ativamente para o bem-estar no dia a dia, com a redução do incômodo e das dores no local.
Além disso, com a aproximação da melhor idade, a partir dos exercícios de ginástica íntima, a mulher passa a ter mais consciência corporal, auxiliando na prevenção de prolapsos vaginais e anais.
Ameniza ou elimina incontinência urinária
A partir do fortalecimento da musculatura da região pélvica, é possível que mulheres que praticam ginástica íntima consigam amenizar ou até mesmo eliminar problemas de incontinência urinária.
Com simples exercícios de contração e relaxamento do assoalho pélvico, mulheres que enfrentam esse tipo de problema, muito comuns no público feminino +50, podem conseguir controlar a bexiga. Ou seja, contribuir positivamente para a qualidade de vida, até mesmo na melhor idade.
Mulheres que conseguem praticar esse tipo de exercício podem, inclusive, eliminar a necessidade de cirurgia para o tratamento de incontinência urinária.
Fortalece a musculatura vaginal
A musculatura vaginal, assim como a musculatura geral dos corpos humanos, pode se enfraquecer com o passar dos anos, por inúmeros motivos, nem sempre ligados a causas médicas.
Em outras palavras, com a prática da ginástica íntima, a mulher pode trabalhar os músculos da vagina, melhorando os níveis de consciência corporal.
Além disso, ela também contribui ativamente para o prazer feminino, que interfere diretamente na qualidade de vida e autoestima da mulher.
Contrair e relaxar os músculos vaginais com frequência faz com que a área pélvica esteja sempre em dia, diminuindo, assim, as possibilidades de problemas de saúde femininos.
Auxilia no pré e pós-parto
Exercícios de contração longa (5 a 10 segundos) e contração curta (1 segundo) são importantes para o pré e para o pós-parto.
A prática da ginástica íntima, nesses casos, promove o alívio de tensões musculares e dores, muito comuns entre as gestantes. Isso porque, durante a gravidez, o assoalho pélvico pode ser prejudicado devido à sobrecarga.
A partir dos exercícios, mesmo com as modificações e adaptações corporais da gestação, é possível assegurar a qualidade de vida feminina, inclusive para a retomada da vida sexual.
Ginástica íntima pode potencializar e melhorar a sensação orgástica
A ginástica íntima é extremamente importante para a saúde sexual da mulher. Isso ocorre porque o assoalho pélvico, mesmo em sua parte “superficial”, passa ao redor da vagina e, também, do clitóris. Ou seja, adquirir uma musculatura forte na região, a mulher passa a ter relações sexuais mais agradáveis, uma vez que a sensibilidade na região está mais aflorada.
Por outro lado, o conhecimento corporal da mulher é capaz de indicar suas zonas erógenas e de maior prazer.
Por último, especialistas apontam que, ao fortalecer a região pélvica, a mulher fica mais excitada e lubrificada, facilitando a chegada ao orgasmo. E isso independe da idade.
Outros benefícios
A prática da ginástica também pode contribuir positivamente para a melhora da qualidade de vida feminina. Isso porque a saúde sexual interfere diretamente na vida da mulher.
O bem-estar também melhora a partir da prática frequente dos exercícios de contração e relaxamento.
Conheça os serviços da Clínica Meg Martins que podem te ajudar a fazer sua ginástica íntima
A Clínica Meg Martins, que possui equipe de atendimento interdisciplinar e integrada, oferece serviços de fisioterapia especializados, que podem te ajudar na prática de ginástica íntima adequada para sua rotina.
Saiba mais sobre os serviços para a saúde íntima da mulher oferecidos pela clínica e leia mais informações sobre o assunto no Blog da Clínica Meg Martins.